segunda-feira, 23 de maio de 2011

Enólogo, Enófilo, Sommelier, Enochato...

Um pouco sobre a diferença de cada uma dessas criaturas do mundo dos vinhos.

Enólogo



Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda.


O Enólogo é um profissional formado em Agronomia, com especialização em Enologia, ou formado em uma faculdade de Enologia.



No Brasil algumas faculdades e institutos oferecem este curso:

  • Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Visconde da Graça;
  • IFRS- Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves/RS;
  • Cefet-PE - Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina/PE;
  • Convênio IFRS -Campus Bento Gonçalves/ Univille / ISEPG;
  • Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS;
  • Universidade de Caxias do Sul.

Para maiores informações, consulte o site da Associação Brasileira de Enologia:

Associação Brasileira de Enologia

As profissões de enólogo e de técnico em enologia foram regulamentadas no Brasil em 2007, pela Lei nº 11.476, de 29 de maio deste mesmo ano.
O Enólogo trabalha na vinícola e tem responsabilidade por todas as decisões de produção do vinho:
  • análise do solo;
  • métodos de irrigação;
  • escolha das mudas;
  • da melhor técnica para plantar, para podar, para colher (nesta fase de cuidado com as plantas ele pode ter o auxílio de um agrônomo).

Após a colheita o enólogo define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.
O Enólogo tem a responsabilidade de tomar decisões importantes e decisivas durante todo o processo de produção e estas decisões são fundamentais para o resultado final, o vinho.


Enófilo


Enófilos (quem gosta de beber vinho mesmo...) somos nós todos apreciadores de vinhos, que fazemos anotações sobre os vinhos que tomamos, que freqüentamos confrarias ou encontros de vinhos, reunião com amigos, enófilos com diferentes níveis de conhecimento sobre vinhos.

Todos somos enófilos e você também é, embora nem soubesse disso.

Um comentário muito inteligente diz que "Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho" (de Luiz Groff).


Sommelier

O Sommelier é o profissional responsável por tudo relacionado ao vinho no restaurante ou loja (a escolha dos vinhos, a elaboração da Carta de Vinhos, a compra e reposição, o armazenamento e o serviço do vinho), bem como das outras bebidas (em alguns restaurantes mais diferenciados ele também é o responsável pelos charutos).



Um Projeto de Lei (Projeto de Lei 4495/08) oficializou a profissão de Sommelier, melhorando indiretamente a qualidade e o respeito pelo seus serviços.

Sommelier é o cara que sabe como fazer de qualquer ocasião à mesa um acontecimento inesquecível e único através da escolha dos vinhos certos para cada prato. É a figura que estampa um serviço de gastronomia de alto nível em um bom restaurante.








Enochato

Enochato é uma espécie distinta da qual todos nós conhecemos um exemplar ao menos, se não conhece, ainda vai conhecer.

O enochato chega às festas ou ao restaurante, pega uma taça, certifica-se de que tem bastante gente olhando, faz cara de entendido,  gira o copo no sentido horário e com inclinação de 26,487º em relação a Greenwich, funga dentro da taça, revira os olhos, fala um monte de coisas complicadas e depois olha para as outras pessoas presentes com ar superior, como se elas fossem a ralé da humanidade por não entender de vinhos tanto quanto ele.

É justamente por causa dos enochatos que o vinho tem essa fama de coisa complicada, inacessível, sofisticada, exclusiva de gente rica, metida e chata.

É preciso acabar com essa impressão elitista que as pessoas têm do vinho.


No século 17, a Igreja Católica dava pão e vinho às famílias pobres. Vinho era considerado item de primeira necessidade, fazia parte da cesta básica.

Todos deveriam ter a chance de tomar vinho, de forma democrática e com total imparcialidade, independente de classe social e econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário